direitos de quem se aposenta pelo inss

5 Direitos de quem se aposenta pelo INSS

Muitas pessoas desconhecem os direitos de quem se aposenta pelo INSS. Se não for útil para você, pode ser para alguém que você conhece. 

Confira cinco direitos importantes, especialmente o último! Boa leitura.

1 – O Aposentado Pode Continuar Trabalhando

Muita gente acredita que, ao se aposentar, não pode mais trabalhar. Isso não é verdade! O aposentado pode continuar exercendo atividades profissionais, salvo se tiver sido aposentado por invalidez.

A única má notícia é que, ao voltar ao mercado de trabalho, ele continua obrigado a contribuir para a Previdência Social, sem que isso aumente o valor da sua aposentadoria.

2 – Acúmulo de aposentadoria e pensão por morte

Se o aposentado perder seu cônjuge ou companheiro, ele pode acumular a aposentadoria com a pensão por morte. Mesmo após a Reforma da Previdência, isso continua sendo possível. 

No entanto, o valor do benefício pode sofrer redução conforme as regras atuais, o que muitas pessoas desconhecem.

3 – Quitar financiamento habitacional em caso de aposentadoria por invalidez

Esse é um dos direitos mais importantes e, ao mesmo tempo, menos conhecidos.

Se a pessoa tinha um financiamento habitacional e, posteriormente, se aposentou por invalidez, ela tem o direito de quitar o saldo devedor do financiamento. 

Independentemente de quantas prestações faltam, o contrato prevê essa quitação automática, garantindo tranquilidade financeira ao aposentado.

4 – Saque do FGTS

Esse direito é mais conhecido, mas vale reforçar: ao se aposentar pelo INSS, o trabalhador pode sacar todo o saldo depositado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 

Esse dinheiro pode ser utilizado da maneira que o aposentado desejar, seja para investir, pagar dívidas ou complementar a renda.

5 – Manutenção do plano de saúde empresarial

O aposentado tem direito a continuar com o plano de saúde da empresa onde trabalhava, mesmo após a aposentadoria, desde que tenha contribuído com o pagamento do plano durante o vínculo empregatício. Ele pode manter o convênio, arcando com os custos integrais, sem a coparticipação da empresa.

Esses direitos, apesar de parecerem óbvios para alguns, ainda são desconhecidos por muitos aposentados. Por isso, é essencial divulgá-los!

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com quem pode precisar dessas informações. Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário! Forte abraço.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *